Parte do calendário cultural integrado, o Agendão, do programa São Paulo Capital da Cultura, da Prefeitura de São Paulo, o Mês da Cultura Independente (MCI) apresenta cerca de 500 atividades em mais de 100 pontos, ocupando ruas e espaços culturais da cidade durante todo o mês de setembro. O evento reúne artistas da cultura independente de diversas linguagens, com shows, peças de teatro, mostras de cinema, debates, seminários, encontros literários e oficinas. A Secretaria Municipal de Cultura programa centenas de atividades do universo independente mensalmente, durante todo o ano, nos espaços culturais municipais. Bibliotecas, centros culturais e casas de cultura recebem regularmente essa programação, que neste mês integra o MCI.

Um dos destaques da programação é o SP NA RUA, evento que ocupa as ruas do Centro histórico de São Paulo com dez horas de manifestações artísticas, musicais e performáticas de coletivos urbanos, intervenções musicais e DJs. Este ano, o SP NA RUA também abraça o Dia Municipal da Música Eletrônica de São Paulo, que ganha um palco dedicado à data. O MCI traz ainda, no Centro Cultural Olido, a Semana da Música Eletrônica, com diversas atividades entre os dias 22 e 29.

Pela primeira vez na história do evento, o Seminário de Arte Urbana será reazliado no MCI. A programação promove, no sábado, dia 21 de setembro, uma série de encontros do poder público com a sociedade civil para debater a nova etapa do Museu de Arte de Rua (MAR), política de arte urbana da Prefeitura de São Paulo. As conversas apresentam três eixos principais: intervenção urbana e zeladoria, arte e educação e parcerias governo/sociedade.

Entre as 500 atividades do Mês da Cultura Independente, o público pode conferir a 3ª Parada LGBTQIA+ na Casa de Cultura Hip Hop Leste, em Cidade Tiradentes (21); o show em homenagem a João Gilberto, “Rei Sem Coroa”, com o cantor e instrumentista Paulo Carvalho e participações das cantoras Mãeana e Nina Becker, do multi-instrumentista Kassin e do guitarrista Pedro Sá, no Centro Cultural São Paulo (14); a retrospectiva da curta-metragista paulistana Carolina Markowicz, no Teatro Décio de Almeida Prado (11), com a presença da cineasta; o show da cantora e MC Flora Matos, na Casa de Cultura Hip Hop Sul (15); Live Olido com Teto Preto, no Centro Cultural Olido (05); o show da cantora e compositora Juliana Perdigão, no CCSP (19); Thiago Pethit no CCSP (15) e Sabadão Olido com Metanol (21).

MÊS DA CULTURA INDEPENDENTE PROMOVE CERCA DE 500 ATIVIDADES EM MAIS DE 100 PONTOS DE SÃO PAULO
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support