Parte do calendário cultural integrado, o Agendão, do programa São Paulo Capital da Cultura, da Prefeitura de São Paulo, o Mês da Cultura Independente (MCI) apresenta cerca de 500 atividades em mais de 100 pontos, ocupando ruas e espaços culturais da cidade durante todo o mês de setembro. O evento reúne artistas da cultura independente de diversas linguagens, com shows, peças de teatro, mostras de cinema, debates, seminários, encontros literários e oficinas. A Secretaria Municipal de Cultura programa centenas de atividades do universo independente mensalmente, durante todo o ano, nos espaços culturais municipais. Bibliotecas, centros culturais e casas de cultura recebem regularmente essa programação, que neste mês integra o MCI.

Um dos destaques da programação é o SP NA RUA, evento que ocupa as ruas do Centro histórico de São Paulo com dez horas de manifestações artísticas, musicais e performáticas de coletivos urbanos, intervenções musicais e DJs. Este ano, o SP NA RUA também abraça o Dia Municipal da Música Eletrônica de São Paulo, que ganha um palco dedicado à data. O MCI traz ainda, no Centro Cultural Olido, a Semana da Música Eletrônica, com diversas atividades entre os dias 22 e 29.

Pela primeira vez na história do evento, o Seminário de Arte Urbana será reazliado no MCI. A programação promove, no sábado, dia 21 de setembro, uma série de encontros do poder público com a sociedade civil para debater a nova etapa do Museu de Arte de Rua (MAR), política de arte urbana da Prefeitura de São Paulo. As conversas apresentam três eixos principais: intervenção urbana e zeladoria, arte e educação e parcerias governo/sociedade.

Entre as 500 atividades do Mês da Cultura Independente, o público pode conferir a 3ª Parada LGBTQIA+ na Casa de Cultura Hip Hop Leste, em Cidade Tiradentes (21); o show em homenagem a João Gilberto, “Rei Sem Coroa”, com o cantor e instrumentista Paulo Carvalho e participações das cantoras Mãeana e Nina Becker, do multi-instrumentista Kassin e do guitarrista Pedro Sá, no Centro Cultural São Paulo (14); a retrospectiva da curta-metragista paulistana Carolina Markowicz, no Teatro Décio de Almeida Prado (11), com a presença da cineasta; o show da cantora e MC Flora Matos, na Casa de Cultura Hip Hop Sul (15); Live Olido com Teto Preto, no Centro Cultural Olido (05); o show da cantora e compositora Juliana Perdigão, no CCSP (19); Thiago Pethit no CCSP (15) e Sabadão Olido com Metanol (21).

MÊS DA CULTURA INDEPENDENTE PROMOVE CERCA DE 500 ATIVIDADES EM MAIS DE 100 PONTOS DE SÃO PAULO