bloco das emílias e viscondes no pré-carnaval

21/02 às 12:00 - 17:00

Crianças tocam xequerê e chocalho no Bloco das Emílias e Viscondes

por Luiz Quesada

Organizado pela Biblioteca Monteiro Lobato –a primeira em todo o país voltada ao público infantojuvenil–, o tradicional Bloco das Emílias e Viscondes sai mais uma vez pelas ruas do bairro da Vila Buarque, como sempre na sexta-feira que antecede o Carnaval, neste ano no dia 21 de fevereiro. A concentração é ao meio-dia, na rua Major Sertório. O desfile tem início por volta das 15h e segue pelas ruas Cesário Mota Jr., General Jardim, Dr. Vila Nova e retorna à Major Sertório, onde ocorre a dispersão. O bloco celebra a literatura infantil e as marchinhas carnavalescas. A bateria é formada por crianças, que ensaiam desde janeiro, na Biblioteca, o toque da caixa, surdo, xequerê, chocalho, agogô, tamborim e repinique. Lá, os foliões mirins também aprendem a confeccionar seus próprios adereços e fantasias. Todo ano, o bloco escolhe um tema. Em 2020, é homenageada a Turma do Pererê, criação de Ziraldo.

bloco das emílias e viscondes no pré-carnaval

CRIANÇA