oficinas de máscaras de carnaval, adereços, maquiagem e muito mais, nas casas de cultura

Confecção de máscaras carnavalescas é tema de seis oficinas

As casas de cultura apresentam 11 oficinas diversas e gratuitas para você curtir o Carnaval como se deve. Veja abaixo.

Casa de Cultura da Freguesia do Ó

| Av. Largo da Matriz, 215, Freguesia do Ó. Zona Noroeste.

WORKSHOP DE MÁSCARAS CARNAVALESCAS

Coordenada por Sheila Abreu, esta oficina mostra como se pode transformar algo considerado lixo em um objeto belo e lúdico.

| Dia 8/2, às 13h. Livre. Grátis.

CONSTRUÇÃO DE MINIESTANDARTES E INSTRUMENTOS CARNAVALESCOS

Destinada ao público infantil (a partir de 5 anos de idade, acompanhado de adulto), esta atividade,  coordenada por Maria Alencar, permite a cada criança construir o seu instrumento e o seu miniestandarte carnavalesco sob a orientação das artistas-educadoras. Ao final do encontro, haverá um cortejo.

| Dia 12/2, às 9h30. Livre. Grátis.

Casa de Cultura de Guaianases

| Rua Castelo de Leça, s/nº, Guaianases. Zona Leste.

VIVÊNCIA ARTÍSTICA OFICINA DE MÁSCARAS E ADEREÇOS CARNAVALESCOS SUSTENTÁVEIS

Direcionado a jovens, crianças e famílias, essa oficina, coordenada pela Cia. Crialudis, tem como base a confecção e criação de máscaras e adereços carnavalescos, com materiais reaproveitados, para brincar o carnaval nos blocos da cidade.

| Dia 8/2, 15h. Livre. Grátis.

Casa de Cultura Hip Hop Leste

| Av. Sarah Kubistchek, 165 – ao do lado Terminal Cidade Tiradentes. Zona Leste

ACROBACIA NA PERNA DE PAU

Rachel Monteiro explica como a perna de pau é utilizada nas manifestações populares dos grandes centros urbanos, como no Carnaval. A oficina mostra o uso acrobático desta como proposta cênica.

| Dia 11/2, às 14h. Livre. Grátis.

ADEREÇOS CARNAVALESCOS – BLOCO ITAQUERENO FOLIA

| Dia 19/2, às 14h00. Livre. Grátis.

Casa de Cultura Hip Hop Sul

| Rua Sant’anna, 201 – Vila São Pedro. Zona Sul

CONSTRUÇÃO DE MINIESTANDARTES E INSTRUMENTOS CARNAVALESCOS

Coordenada por Kaloni Kaapu e Maria Alencar e destinada ao público infantil (a partir de 5 anos de idade, acompanhado por adulto), esta atividade permite à cada criança construir o seu instrumento e o seu miniestandarte carnavalesco sob a orientação das artistas-educadoras. Ao final do encontro haverá um cortejo e cada participante poderá levar consigo o material criado durante a vivência.

| Dia 15/2, às 15h. Livre. Grátis.

Casa de Cultura Raul Seixas

| Rua Murmúrios da Tarde, 211, José Bonifácio. Zona Leste.

#CARNARAUL2020: VIVÊNCIA DE PERNA DE PAU

| Dia 23/2, às 13h. Livre. Grátis.

Casa de Cultura de Santo Amaro

| Praça Dr. Francisco Ferreira Lopes, 434, Santo Amaro. Zona Sul

MÁSCARA E PINTURA DE CARNAVAL

Coordenada por Maurício Coutinho, a oficina promove a customização de máscaras de Carnaval produzidas em papelão, vaccum-formimng e EVA. Produtos originários da Folia de Momo, como lantejoulas, strass, glitter e outros materiais.

| Dia 9/2, às 11h. Livre. Grátis.

Casa de Cultura de São Mateus

| Rua Monte Mandirá, 40, Jardim Nove de Julho. Zona Leste

CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS E MINIESTANDARTE Coordenada por Maria Alencar e Kaloni Kaapu e destinada ao público infantil (a partir de 5 anos de idade, acompanhado por adulto), esta atividade permite à cada criança construir o seu instrumento e o seu miniestandarte carnavalesco sob a orientação das artistas-educadoras. Ao final do encontro, haverá um cortejo e cada participante poderá levar consigo o material criado durante a vivência.

| Dias 18 e 19/2, às 14h. Livre. Grátis.

Casa de Cultura de São Miguel Paulista

| Rua Irineu Bonardi, 169, Vila Pedroso. Zona Leste

ADEREÇOS CARNAVALESCOS – ITAQUERENDO FOLIA

| Dia 23/2, às 17h. Livre. Grátis.

Casa de Cultura de Vila Guilherme

| Praça Oscar Silva, 110, Vila Guilherme. Zona Norte.

MÁSCARAS DE CARNAVAL

Mônica Estella coordena uma oficina de confecção de máscaras personalizadas. A partir do molde de gesso do próprio rosto, utiliza-se a técnica da papietagem para produzir uma resistente e leve máscara de papel reutilizado. Cada participante modela, decora e finaliza sua máscara.

| Dia 8/2, às 14h. Livre. Grátis.

Casas de Cultura
FEVEREIRO - CARNAVAL